Magia no Cinema
Nos últimos anos têm aparecido bons filmes tratando de magia, mas sempre de magia fantástica. Por exemplo, as séries O Senhor dos Anéis e Harry Potter.
Infelizmente algumas histórias que realmente têm paganismo no meio, têm um lado mágico, tiveram esse lado mágico colocado um pouco de lado. O caso que lembro agora é o filme Tróia.
Toda a história de Tróia começou com interferência dos deuses. A deusa Éris, por não ter sido convidada para uma reunião do Clube da Luluzinha das Deusas, mandou para elas um Pomo de Ouro com a inscrição Para a mais bela. E aí começa a confusão...
Claro, Éris é a deusa da discórdia e não havia sido convidada justamente por isso. Mas ela gerou discórdia do mesmo jeito...
Na mitologia grega todos os deuses e deusas são igualmente belos, de uma beleza e perfeição acima da humana. Então não teria sentido falar de deusa mais bela. O problema é a vaidade das deusas, cada uma queria reivindicar para si o título de mais bela.
Para resolver o problema, pediram ajuda de Páris, um mulherengo que supostamente teria embasamento para dizer qual das deusas era a mais bela. Aí começou o lobby: cada deusa quis comprar o voto de Páris com o que podia.
Afrodite lhe ofereceu a mulher mais bonita da Terra e terminou ganhando o voto a seu favor. A mulher era Helena e já tinha pretendente. Daí desencadeou toda a Guerra de Tróia.
Outros pontos também foram esquecidos, como o fato de Aquiles ser "blindado" magicamente e de Atena, deusa de olhos verde-mar, ter ajudado Odisseu na guerra.
O Rei Arthur também sofreu com o novo cinema. Felizmente, ou infelizmente, não há muito o que dizer sobre o recente filme 300 a esse respeito. Se por um lado colocaram uma cena lindíssima da sacerdotiza em transe no Oráculo, por outro o narrador dá a idéia de ser uma "tradição inútil e supersticiosa", até pela corrupção do povo que cuida de lá.
No mais, vale a pena ver 300 de Esparta. A fotografia é muito bem trabalhada, o filme é muito bonito. Os diálogos são excelentes e como a história, por si, já é incrível, o filme se torna ainda mais.
Quanto a magia propriamente, recomendo Da Magia à Sedução (a foto deste post é de uma cena do filme). É relativamente realista com a magia conforme a visão da Bruxaria, exceto por algumas cenas exageradas e situações exageradas e estranhas na segunda metade do filme, que são coisa de Hollywood mesmo, legais mas muito viagem...
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Início