http://

Magia da Terra

Magia da Terra mudou de endereço! http://magia.castelodotempo.com

Magia da Terra mudou de endereço
http://magia.castelodotempo.com



sábado, maio 12, 2007

Magia no Cinema

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Nos últimos anos têm aparecido bons filmes tratando de magia, mas sempre de magia fantástica. Por exemplo, as séries O Senhor dos Anéis e Harry Potter.

Infelizmente algumas histórias que realmente têm paganismo no meio, têm um lado mágico, tiveram esse lado mágico colocado um pouco de lado. O caso que lembro agora é o filme Tróia.

Toda a história de Tróia começou com interferência dos deuses. A deusa Éris, por não ter sido convidada para uma reunião do Clube da Luluzinha das Deusas, mandou para elas um Pomo de Ouro com a inscrição Para a mais bela. E aí começa a confusão...

Claro, Éris é a deusa da discórdia e não havia sido convidada justamente por isso. Mas ela gerou discórdia do mesmo jeito...

Na mitologia grega todos os deuses e deusas são igualmente belos, de uma beleza e perfeição acima da humana. Então não teria sentido falar de deusa mais bela. O problema é a vaidade das deusas, cada uma queria reivindicar para si o título de mais bela.

Para resolver o problema, pediram ajuda de Páris, um mulherengo que supostamente teria embasamento para dizer qual das deusas era a mais bela. Aí começou o lobby: cada deusa quis comprar o voto de Páris com o que podia.

Afrodite lhe ofereceu a mulher mais bonita da Terra e terminou ganhando o voto a seu favor. A mulher era Helena e já tinha pretendente. Daí desencadeou toda a Guerra de Tróia.

Outros pontos também foram esquecidos, como o fato de Aquiles ser "blindado" magicamente e de Atena, deusa de olhos verde-mar, ter ajudado Odisseu na guerra.

O Rei Arthur também sofreu com o novo cinema. Felizmente, ou infelizmente, não há muito o que dizer sobre o recente filme 300 a esse respeito. Se por um lado colocaram uma cena lindíssima da sacerdotiza em transe no Oráculo, por outro o narrador dá a idéia de ser uma "tradição inútil e supersticiosa", até pela corrupção do povo que cuida de lá.

No mais, vale a pena ver 300 de Esparta. A fotografia é muito bem trabalhada, o filme é muito bonito. Os diálogos são excelentes e como a história, por si, já é incrível, o filme se torna ainda mais.

Quanto a magia propriamente, recomendo Da Magia à Sedução (a foto deste post é de uma cena do filme). É relativamente realista com a magia conforme a visão da Bruxaria, exceto por algumas cenas exageradas e situações exageradas e estranhas na segunda metade do filme, que são coisa de Hollywood mesmo, legais mas muito viagem...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Início